Loading


Barretos terá Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia

Notícia publicada dia 13/04/2012


 

Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, será inaugurado o Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia de Barretos. A iniciativa tornou-se possível através de uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos – Dr. Paulo Prata, o Departamento de Prevenção do  Hospital de Câncer de Barretos e o renomado instituto holandês de treinamento em rastreamento mamográfico, LRBC (National Expert and Training Centre for Breast Cancer).

 

O início das atividades do Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia ocorrerá com o curso “Reciclagem Técnica em Mamografia” e com a aula inaugural “A importância da educação continuada para técnicos em mamografia”, ministrada por Dr. Aron Belfer, um dos mais respeitados médicos radiologistas da área de prevenção de câncer de mama e conselheiro técnico da Associação Américas Amigas.

 

A abertura das solenidades contará com a participação de Dr. Edmundo Mauad (Coordenador do Departamento de Prevenção do HCB), Drª Silvia Prioli (Médica Radiologista do HCB),  Srª Francisca Harley (Membro Fundador da ONG Américas Amigas), Srª Meire Falanga (Especialista de Aplicação Avançanda em Mamografia da General Eletric Healthcare) e o Sr. Piet Van Kalken (LRCB – National Expert and Training Centre for Breast Cancer). Após as solenidades com as instituições parceiras, ocorrerá uma coletiva de imprensa e será realizada uma apresentação das instalações em que o Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia exercerá suas atividades.  

 

Sobre o Núcleo

 

Os cursos que serão ministrados também atenderão a uma demanda crescente de qualidade necessária ao serviço de prevenção de câncer nacional. No último dia 27 de março, o Ministério da Saúde propôs novas ações do Programa Nacional de Qualidade prevista pela Portaria 531 - publicado pelo Diário Oficial da União. O esforço governamental irá estruturar um programa de monitoramento de qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem mamográficas e profissionais responsáveis da área (técnicos, físicos, enfermeiras e médicos) no sistema público e sistema privado. Sobre a validade o projeto, a médica radiologista do HCB e coordenadora de cursos do Núcleo  de Aperfeiçoamento em Mamografia, Dr ª Silvia Prioli, declara: “O Núcleo trará aos profissionais envolvidos (técnicos, físicos e médicos) um embasamento de qualidade que irá tanto de encontro a uma imensa necessidade nesta área, quanto a adequação as novas normas do governo e, acima de tudo, realizar a promoção de um exame realmente capaz de diagnosticar o câncer de mama em um estágio tratável e muitas vezes curável."

 

O projeto do curso de qualificação para o exame iniciou-se após o Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos ter sido auditado pelo instituto holandês LRCB, através da rigorosa avaliação dos serviços de prevenção ao câncer de mama. Devido a qualidade dos exames de suas unidades fixas e móveis, o Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia tornou-se apto a qualificar os profissionais da área de outras instituições, especializar-los nas técnicas corretas do exame de mamografia, realizar reavaliações dos serviços prestados e propagar técnicas de auto-reciclagem – procedimentos fundamentais para aumentar a precisão e a qualidade dos exames preventivos.

 

Para atender necessidades do meio profissional, acadêmico e com o objetivo de fornecer instrumentos de avaliação confiáveis, o Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia elabora e administra cursos que são compostos 80% por atividades práticas, baseados em modelos europeus de qualidade. Além dos cursos de capacitação, reciclagem e treinamento, o Núcleo de Aperfeiçoamento também promove o primeiro curso brasileiro de pós-graduação lato-sensu em mamografia para físicos. Sobre o curso, a física médica do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, Mariana Nani Costa, observa: “Há muito é sabido que a qualidade da mamografia é fundamental para um diagnóstico preciso, mas após os treinamentos no LRCB aprendemos que é possível atingir a excelência quando todos os envolvidos na realização do exame possuem conhecimentos específicos e de qualidade. É com o objetivo de compartilhar este conhecimento que o Núcleo de Mamografia criou cursos inéditos para técnicos em radiologia, médicos e físicos.” 

 

Informações:

 

Segunda-feira - 16/04/2012

Horário: 9h30

Local: Instituto de Prevenção de Câncer Ivete Sangalo – Instituto Avon do Hospital de Câncer de Barretos – 1º andar

 

Programação

 

9:30 – Recepção dos convidados e imprensa

 

10h00 – 10h30  -  Pronunciamentos

 

10h 00min – Dr. Edmundo Mauad – “Abertura do Curso”

 

10h 10min – Dr. André Lopes – “A importância da Educação do Profissionais de Saúde e População para o Hospital de Câncer de Barretos”

 

10h 20min – Drª Silvia Prioli – “A História do Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia”

 

10h 30min – Srª Francisca Harley / Dr. Aron – “Visão das Américas Amigas sobre a educação e parceria com o Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia”

 

10h 50min -  Srª Meire Falanga – “Visão da GE sobre a educação e parceria com o Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia”

 

11h 10 min Piet Van Kalken - “Visão do LRCB sobre a importância da educação em mamografia e parceira com o Núcleo de aperfeiçoamento em Mamografia”

 

11h 30 – Coletiva de Imprensa

 

11h 50 - Início do Tour pelo Centro de Treinamento do Núcleo





Fonte:Hospital de Câncer de Barretos



Participação dos Internautas


Últimas Noticias

 

Agrishow registra queda histórica de 30% no volume de negócios

Prefeitura de Nuporanga promove Festa do Trabalhador nesta sexta-feira

Franca foi a cidade do interior que mais contratou em março, diz Caged

Vôlei Feminino de Orlândia estreia com derrota na Copa dos Campeões

Orlândia vive epidemia de dengue e entra em estado de emergência

Operação contra o tráfico de drogas prende cinco pessoas em Guará

Ribeirão Rodeo Music 2015 será transmitido ao vivo pela Internet

Homem é encontrado enforcado em Sales Oliveira

Juiz reconsidera liminar e mantém montaria no Ribeirão Rodeo Music

Orlândia abre 4 a 1, mas cede empate ao Blumenau no fim da partida

Domingo tem Liga Francana Amador de Futebol no campo da Vilinha, em Orlândia

Prefeitura de Orlândia prorroga as inscrições do transporte universitário

Pela LNF, Intelli/Orlândia encara o Blumenau/SCF fora de casa

HOJE: Orlândia enfrenta Jaboticabal na semifinal da Taça EPTV, às 20h

Inscrições do transporte universitário de Orlândia encerram nesta sexta-feira

Justiça mantém liminar que proíbe menores em shopping de Franca

RODADA TRIPLA: Equipes de futsal de Orlândia jogam nesta segunda-feira

Em Ituverava, Movimento anti-Dilma realiza novo protesto neste domingo

Netflix abre vaga para 'emprego dos sonhos' pela 1ª vez no Brasil

Empresa de Ribeirão Preto abre vaga de estágio na área de logística



Arquivo de notícias - clique.


Agenda de Eventos
Ribeirão Rodeo Music 2015 03/05/2013

Ribeirão Rodeo Music 2015

Ribeirão Preto/SP


Festa Dia das Mães 07/05/2013

Festa Dia das Mães

Orlândia/SP


Major Open Fest 09/05/2013

Major Open Fest

Sales Oliveira-SP


Esquenta #Baladapracima - Live2Life 09/05/2013

Esquenta #Baladapracima - Live2Life

Orlândia/SP




+ Agenda completa, clique.

Ultimas noticias

Agrishow registra queda histórica de 30% no volume de negócios


Prefeitura de Nuporanga promove Festa do Trabalhador nesta sexta-feira


Franca foi a cidade do interior que mais contratou em março, diz Caged



Noticias Mais lidas







FOTOS